Tenho interesse nas seguintes áreas:

  • Cultura Digital
  • Cultura Maker
  • Jogos de Tabuleiro
  • Jogos Eletrônicos
  • Jogos Sérios
  • Inteligência Artificial
  • Ensino de Programação
  • Desenvolvimento de Jogos

Também tenho interesse em área ligadas a educação:

  • Metodologias Ativas
  • Computação Desplugada
  • Informática e Educação
  • Jogos e Educação
  • Inteligência Artificial e Educação

Não tenho interesse em:

  • Educação 4.0
    A educação 4.0 é uma termo criado de maneira forçada em comparação com a ideia de Industria 4.0 (o que também acontece com Agricultura 4.0) e muitos educadores compram a ideia, que em minha humilde opinião, é um tiro no pé. A industria 4.0 significa a utilização de sensores inteligentes, automação a um nível extremo, utilização de máquinas, robôs, inteligência artificial e monitoramento de forma a minimizar ao máximo possível a ação humana, se levarmos essa ideia a educação significa minimizar o papel do professor ao máximo.  Não tenho uma visão ludista (de que todas máquinas devem ser destruídas), mas acho prudente pensar um uso responsável e sensato de todas tecnologias, sem contudo minimizar o papel do docente na mediação do aprendizado.
  • Gamificação
    Defino gamificação como bullshit, engodo, papo de coach, enganação. Gamificação é uma palavra muito utilizada por coachs e por pessoas que sequer jogam jogos (independente de serem jogos eletrônicos ou de tabuleiro), muito utilizada por pessoas que acham brilhante a ideia de transformar atividades comuns com componentes de jogos.
    Um jogo é um artefato completo, pensado com regras bem definidas, situações bem pensadas.
    Gamificação seria como um jogo quebrado, pois apresenta algumas ideias de jogos, mas não é um jogo completo e portanto é uma experiência truncada, incompleta e com problemas.
    Todas experiências de gamificação que vi até hoje seriam insuportáveis a longo prazo. Desafio alguém a me mostrar uma ideia boa de gamificação a longo prazo.
    Prefiro utilizar jogos completos como apoio a educação, sejam jogos comerciais ou jogos sérios desenvolvidos com um objetivo exclusivo.  Eu particularmente não gosto muito da abordagem de jogos sérios, acho entediantes na maioria das vezes e acabam ficando limitados a um objetivo muito bem definido, porém já vi exemplos muito interessantes de jogos sérios como o projeto code.org.
  • Metaverso
    Metaverso em teoria é um conceito interessante, mas foi utilizado de forma gananciosa e precipitada por muitas empresas. O metaverso que mais vejo sucesso hoje em dia é o Fortnite.
  • NFTs
    O conceito de NFT é bonito e tentador, mas foi muito mal utilizado para inflar preços de itens com pouco valor de fato. Talvez ainda vejamos no futuro boas aplicações.